A produção de leite representa uma oportunidade de diversificação de renda para as famílias nas propriedades rurais das comunidades da região norte de Prudentópolis. Tendo em vista a importância do produto, o projeto Campinho Feliz desenvolvido na Escola Municipal do Campo de Jaciaba, focou em seu processo de produção e comercialização a fim de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a realidade do município.
O 3º e 4° ano, sob supervisão das professoras Crisieli Kluskovski Costa Rosa e Cheila Márcia Costa Guilouski tiveram a oportunidade de visitar a propriedade do produtor Davi Prygoski, que trabalha em regime familiar no segmento.



Durante a visita, os alunos puderam observar a jornada de trabalho da família, cada etapa para realização da atividade, a estrutura onde é realizada a ordenha das vacas, o armazenamento do leite até o caminhão fazer o transporte para o laticínio e o armazenamento e a oferta da alimentação dos animais. Além disso, conversaram com o produtor e sua esposa sobre as etapas da produção, as vantagens e os desafios que encontraram para produzir e comercializar o produto.




Após isso, também realizaram pesquisas e desenvolveram atividades onde estenderam o aprendizado sobre está atividade econômica no município, as vantagens econômicas para os pequenos agricultores, e a utilização do produto no mercado.
“O desenvolvimento deste trabalho foi relevante, visto que o mesmo potencializou nos educandos uma visão mais ampla desta atividade econômica”, afirmou a professora Crisieli. “Também tivemos a oportunidade de entender os benefícios desta produção rentável para os agricultores e para o município”, complementa Cheila.

Parceria
Em Prudentópolis, o projeto é desenvolvido em parceria do Sicredi e Afubra, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.



