A história de “João e o pé de feijão” foi o pontapé inicial do projeto desenvolvido pelos alunos do 3º e 4º ano da escola Escola Municipal do Campo do Cerro da Ponte Alta de Irati. A partir do conto, as crianças desenvolveram trabalhos que estimularam sua criatividade e proporcionaram maior conhecimento acerca da origem, domesticação e o processo de germinação do feijão.
Ao longo de quatro meses atividades lúdicas foram executadas com o objetivo de entender qual é o papel da semente para a alimentação humana e seus benefícios. Com a supervisão da professora Izana Terezinha Bigolin, os alunos realizaram pesquisas e elaboraram materiais didáticos.





Entre as atividades está o cultivo de uma muda de feijão, uma experiência prática sobre o ciclo de vida das plantas e o preparo e degustação de virado, um prato típico que tem como principal ingrediente o feijão.

Na avaliação da professora Izana, as atividades não só aumentaram o conhecimento dos alunos sobre a semente, mas também permitiram que outros valores essenciais fossem trabalhados. “Estimularam a observação, o cuidado e a responsabilidade, além de promover o contato com a natureza”, conclui.
Assim, de forma divertida e dinâmica, o projeto permitiu que os alunos entendessem a importância do feijão para a sociedade e despertou neles a curiosidade científica, o interesse pela alimentação saudável e o reconhecimento do valor dos alimentos em nosso dia a dia.






Parceria
Em Irati, o projeto Campinho Feliz conta com o apoio de Afubra e Sicredi.



