As escolas do campo contam com o diferencial de buscar um ensino de qualidade adaptado para a realidade dos alunos, com uma abordagem diferenciada. Com o apoio do projeto Campinho Feliz, os alunos do 4° ano da Escola Municipal do Campo de Linha Esperança de Prudentópolis puderam vivenciar isso na prática.
Com a supervisão das professoras Maria Josemar Antonio e Zenóvia Horodenski Bida, Pedagoga Raquel Gresczyczyn e Diretora Neuza Luzia Marinhak Zdebski, as crianças tiveram a oportunidade de visitar uma propriedade rural na comunidade de Linha Esperança que realiza a plantação, cultivo e colheita de maracujás.

Todo o processo é orgânico e proporcionou uma experiência única e extremamente educativa. Durante a visita, os estudantes acompanharam os processos de preparação do solo, plantação das mudas, acompanhamento do desenvolvimento das plantas observando o manejo de pragas e doenças com produtos alternativos sem riscos ao meio ambiente. Também puderam acompanhar a colheita e aprenderam a grande importância da alimentação orgânica e seus benefícios para a saúde.
Não só entenderam como a produção funciona, como também a logística e comercialização até o consumidor final, demonstrando a importância da atividade rural para a economia e alimentação diária.



“Foi um projeto de grande valia que veio ao encontro da necessidade de incentivar a vida no campo de forma sustentável, e podendo confrontar a teoria com a prática”, ressaltou a professora Maria.




Parcerias
Em Prudentópolis, o projeto é desenvolvido em parceria do Sicredi e Afubra, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.



