A mandioca é um importante produto agrícola brasileiro, não só pela sua participação na economia nacional, mas também pelo seu significado cultural. Os alunos do 4º ano da Escola Municipal do Campo de Ligação de Prudentópolis participaram do projeto Campinho Feliz e conheceram mais sobre a mandioca, sua história e seu papel social para o município.
A região norte de Prudentópolis se destaca na produção da raiz, que tem se tornado uma fonte de renda e de geração de empregos. Além disso, o segmento fortalece a economia familiar, contribuindo para a diminuição do êxodo rural.

Com a supervisão da professora Helena Pelleche de Mello, as crianças estudaram a história do produto, os mitos envolvidos em sua origem e as curiosidades sobre o tubérculo. Como o fato de que é nativo da América do Sul e a segunda fonte de energia alimentar mais consumida no mundo, principalmente em países em desenvolvimento.
Para consolidar o conhecimento obtido em sala de aula, os alunos do quarto ano visitaram no início do mês de julho a unidade de resfriamento e processamento de mandiocas de Januário Sibrux.



Durante a visita, os colaboradores Metódio Julek e Lucinéia Koltun explicaram os detalhes em torno das fases do processamento, embalagem, selo de qualidade, normas sanitárias e transporte. Além da comercialização que é feita pelas cidades da região, principalmente para Guarapuava em uma grande rede de Supermercados.



“A visita foi uma experiência maravilhosa, despertando o interesse e a curiosidade das crianças. Fizeram anotações, perguntas, tiraram dúvidas e registraram em seus cadernos.”, conta a professora Helena. “Foi uma experiência muito válida, pois é possível observar a importância de um produto tão comum e simples e de toda proporcionalidade que toma, após sofrer o mecanismo comercial e finalmente chegar até a mesa do consumidor final”, conclui.
A turma ainda pretende desenvolver um livro de receitas que envolvem a mandioca para finalizar o projeto, reforçando o aprendizado e valorizando a cultura alimentar regional.



Parceiros
Em Prudentópolis, o projeto Campinho Feliz conta com a parceria da Afubra e Sicredi e apoio da Pasta da Educação.



