O milho é um dos muitos produtos agrícolas cultivados no município de Guamiranga e representa um importante elemento da economia local. Os alunos do 4º ano B e 4º ano C da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates, puderam conhecer mais sobre o cultivo do grão e seu processo de transformação não só dentro de sala de aula, mas também em uma visita a uma indústria que já está na cidade a 40 anos.
O projeto “Derivados do milho” faz parte da iniciativa “Campinho Feliz”. Ao longo de quatro meses, com a supervisão da professora Ana Paula Santos Floriano, as crianças trabalharam e conheceram mais sobre o cultivo do milho e os processos que transformam o grão em farinha, canjica, fubá e farelo de milho.
Durante as aulas foi possível trocar receitas e descobrir as outras áreas onde o milho é utilizado como na produção de alimento animal, biocombustíveis, plásticos, medicamentos, cosméticos e indústria têxtil.

Após todo esse processo, os alunos visitaram a indústria Farinheira Guamiranga, onde conseguiram ver tudo o que tinham aprendido acontecendo na prática. Provaram biju de farinha quentinho enquanto ouviam as explicações da proprietária sobre como se dá todo o processo de transformação.
“Durante o desenvolvimento do projeto percebemos que ao se trabalhar sobre algo que faz parte do seu cotidiano, os estudantes demonstram mais interesse, curiosidade e entusiasmo, pois se trata de algo que eles conhecem, sendo assim, tudo tem mais significado.”, explica a professora Ana Paula que conclui que o projeto foi “muito rico em interação e aprendizagem.”

Parcerias
Em Guamiranga, o projeto Campinho Feliz ocorre em parceria com o Sicredi e a Secretária Municipal de Educação.


CONFIRA MAIS FOTOS







