Os alunos do 3º e 4º ano A da Escola Municipal do Campo Atalino Borges de Lima, na comunidade do Pirapó, zona Rural do município de Irati, tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco do que é a profissão dos jornalistas e conheceram mais sobre a produção local de soja. A iniciativa faz parte do projeto Campinho Feliz e tem o objetivo ampliar horizontes, despertando nas crianças novos sonhos, perspectivas e possibilidades para o futuro dentro do agro.
Com a orientação da professora Luciana Aparecida Bobrovski Stroparo, os alunos puderam aprender sobre a produção de notícias e a cobertura de temas do agronegócio. As atividades do projeto proporcionaram debates sobre a produção de notícias, a interdependência do campo e da cidade e como essa relação impacta na economia.
Por conta da importância do cultivo da soja para a região, as crianças colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula em uma entrevista com Vagner Matheus Hreciuk, um produtor local. Durante uma visita de campo à lavoura, os repórteres mirins entraram em ação e produziram um material informativo sobre a produção.


A soja foi o tema escolhido por conta da sua importância para a região e para a economia nacional. O grão é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro, com o país sendo o maior produtor mundial.
“Os alunos gostaram muito do trabalho realizado, sentiram-se motivados no desenvolvimento das atividades, visto que é um tema de grande relevância para o contexto diário das crianças”, conta a professora Luciana.
Assim, o projeto proporcionou não só uma atividade lúdica e divertida, mas também possibilitou que os alunos conhecessem mais sobre o universo jornalístico e a importância da atividade rural e o cultivo da soja para a região, em um ensino multidisciplinar e enriquecedor.

Parceiros
No município de Irati, o projeto Campinho Feliz conta com a parceria de da Afubra e Sicredi.


CONFIRA A ENTREVISTA FEITA PELOS ALUNOS

